Pular para o conteúdo

Nosso método

O material didático que usamos na nossa escola de russo é exclusivo.

Isso quer dizer que ele não veio de fora para que nós nos adaptássemos a ele, mas foi elaborado aqui para atender as necessidades específicas dos brasileiros e dos outros falantes de línguas latinas que desejam estudar o russo.

No estudo do russo, é desafiador, para o aluno brasileiro ou para o falante de outras línguas latinas, se comunicar de forma gramaticalmente correta, aprendendo todos os casos em que as modificações das palavras ocorrem.

Para falar bem o russo é indispensável o conhecimento da sua gramática. Porém, mesmo que o aluno não tenha conhecimentos gramaticais suficientes para uma comunicação mais perfeita, saber bastante vocabulário em russo já ajuda bastante a dominar a linguagem de comunicação.

Sendo assim, o nosso método trabalha muito o vocabulário russo, partindo das palavras de maior uso na comunicação para as palavras de menor uso, enquanto que o estudo da gramática, indispensável para a boa comunicação em russo, vai sendo feito aos poucos, etapa a etapa.

Um idioma facilitador

Um foco muito importante, no nosso material didático, é dado ao vocabulário, à palavra, em si. Isso, porque a língua russa possui um léxico composto por menos palavras de origem latina do que as línguas ocidentais (espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, etc.). Então, precisamos trabalhar bem mais o vocabulário visando a sua fixação, do que quando estudamos inglês ou espanhol, por exemplo.

O seu léxico lembra e é muito mais próximo das línguas da Europa Oriental, por isso, estudando o russo, vai ser mais fácil estudar qualquer outra língua que tenha o vocabulário próximo ao russo (polonês, tcheco, búlgaro, sérvio, croata, eslovaco, esloveno, macedônio, ucraniano, etc).

Sendo a língua russa uma língua declinada, uma mesma palavra pode assumir até 12 formas diferentes, ou mais, dependendo da função sintática que ela ocupe na oração.  Ou seja, ao se estudar o russo, além de aprender a se comunicar, o aluno, naturalmente, recebe noções de gramática, que serão úteis para o aprendizado de qualquer outro idioma. A língua russa é um excelente facilitador para a aprendizagem do português ou de qualquer outra língua indo-europeia.

Assim ,  no estudo do russo, torna-se desafiador, para o aluno  se comunicar de forma gramaticalmente correta,  aprendendo  todos os casos em que as modificações das palavras ocorrem.

A importância da palavra 

Então, no russo, a correção gramatical na comunicação advém da internalização da palavra e das terminações que ela pode assumir em cada caso. Sendo assim, o nosso método trabalha muito o vocabulário,  partindo das palavras de maior uso na comunicação para as palavras de menor uso, apresentando cada caso , pouco a pouco, visando , sempre, ampliar o vocabulário, o potencial de comunicação e o conhecimento gramatical do nosso aluno.